Latest Entries »

domingo, 28 de março de 2010

Le Corbusier!



Um dos seguidores de Peter Behrens, Charles Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier é considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França. Viajou para a Alemanha onde colaborou com nomes famosos da arquitetura naquele país, como Peter Behrens.

Le Corbusier foi para Atenas estudar o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga. Ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitetura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão. 

Para o arquiteto, o tamanho padrão do homem era 1,83m. Baseado nisso, em números do matemático Fibonacci (1170-1250) e na razão áurea dos gregos antigos, criou uma série de medidas proporcionais, o Modulor, que dividia o corpo humano de forma harmônica e equilibrada. Baseava-se nisso para orientar os seus projetos e suas pinturas.

Tinha 35 anos quando se associou a seu primo, o engenheiro Pierre Jeanneret, em Paris. Foi quando adotou de vez o pseudônimo profissional de Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier).

Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística. Como pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920. Na revista francesa "L'Esprit Nouveau" (O espírito novo), publicou numerosos artigos com suas teorias arquitetônicas.

Uma de suas principais contribuições, afora o repúdio a estilos de época, foi o entendimento da casa como uma máquina de habitar (machine à habiter), em concordância com os avanços industriais. Sua principal preocupação era a funcionalidade. As edificações eram projetadas para serem usadas. Definiu a arquitetura como o jogo correto e magnífico dos volumes sob a luz, fundamentada na utilização dos novos materiais: concreto armado, vidro plano em grandes dimensões e outros produtos artificiais.

A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitectónicas de Le Corbusier foram adoptadas pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos da América. Suas idéias tiveram grande repercussão no urbanismo do século 20. Foi o autor do Plano Obus, para reurbanizar Argel, capital da Argélia, e de todo o planejamento urbano de Chandigarh, cidade construída na Índia para ser a capital do Punjab. 

O edifício sede das nações Unidas (ONU), em Nova York, foi desenhado por Le Corbusier, pelo brasileiro Oscar Niemeyer e pelo inglês Sir Howard Robertson, em 1947.

Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.

Aos 78 anos, Le Corbusier morreu afogado no mar Mediterrâneo. Oito anos antes, havia feito o projeto de seu túmulo, que foi construído imediatamente após a sua morte.

Depois da sua morte, os seus detractores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na história da arquitectura contemporânea.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Peter Behrens!!!

Nascido em 1868, em Hamburgo, Peter Behrens foi um arquiteto e designer alemão. Considerado por muitos o primeiro designer da história foi um dos primeiros designers freelancers. Além disso, foi um dos arquitetos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores da Werkbund (Federação Alemã do Trabalho). Também foi consultor artístico da AEG (Allgemeine Elektricitäts Gesellschafft).

Estudou pintura em Kalsruhe e em Dusseldorf, e deslocou-se posteriormente para Munique, em 1890. Dois anos mais tarde, juntamente com alguns colegas, funda o movimento Munich Sezession, dedicando-se às artes gráficas, à pintura e ao desenho. Em 1897 integra o movimento Oficinas Reunidas de Artes e Ofícios. Nesta altura passa a dedicar-se também à arquitetura.

Pioneiro em responder à demanda da civilização industrial através da arquitetura que influenciou o Movimento Moderno alemão e o que hoje chamamos de Desenho Industrial.

Entre 1899 e 1903 leciona na recém-constituída Colônia dos Artistas em Darmstadt, juntamente com outros seis artistas, a convite do grão-duque Ernst Ludwig von Hesse. Posteriormente, o arquitecto Muthesius chama-o para dirigir a Escola de Artes Aplicadas de Dusseldorf.

Em 1907, o director da AEG (Companhia Eléctrica Geral) nomeia-o consultor artístico da empresa, passando Behrens a ser reponsável pelos projectos de edifícios, de equipamento, de peças industriais (candeeiros e cadeiras) ou de produtos gráficos (logótipos, papéis de carta). Esta situação permite-lhe desenvolver a aspirada relação entre arquitectura, desenho e indústria, o que o transforma num dos profissionais mais interessantes na Alemanha desta época. O seu trabalho mais importante para esta empresa foi precisamente um conjunto de edifícios fabris, dos quais se destaca a Fábrica de Turbinas, onde utilizou livremente as novas possibilidades técnicas, acentuando o contraste entre o betão enquanto suporte e o vidro enquanto preenchimento.

Foi nomeado diretor da Escola de Arquitetura de Viena em 1922.

Falece em 1940 em Berlim.

Com uma produção considerada exemplar do Expressionismo Alemão, teve importantes seguidores como Le Corbusier, Walter Gropius e Mies van der Rohe.

quarta-feira, 17 de março de 2010

THONET!!!!!


Sobre a cadeira Thonet!!

Criado por Michael Thonet, a cadeira Thonet, apesar de mais ter sido produzida a mais de 150 atras, continua sendo sinonimo de qualidade, elegância e funcionalidade. Foi a primeira cadeira produzida em massa e nasceu em 1859, na cidade de Viena, na Áustria.
É constituida basicamente por madeiras vergadas e assento de palha, o que reforçam sua simplicidade e beleza.

Sobre o criador:

Michael Thonet é um designer austríaco que começou a fazer algumas experiências com madeira laminada e a produzir cadeiras inovadoras, na sua oficina de mobiliário.
Em 1841 e 1842 participa em duas exposições onde obtém bastante sucesso. Consegue patentear o seu processo de arquear laminados de madeira. Com alguns apoios consegue abrir a sua loja de mobiliário em 1849. Após abertura da loja, concentra-se a desenvolver técnicas de produção em massa de mobiliário.
Em 1853, a sua empresa (Gebrüder Thonet) mudou para instalações maiores e passaram a produzir em massa os designs da sua cadeira.
As suas cadeiras tem formas influenciadas pelo revivalismo Rococó, de linhas curvas, no entanto distingue-se de outros designs contemporâneos devido à redução de elementos e eliminação de ornamentos supérfluos.
Thonet e as suas cadeiras tiveram muito sucesso porque aderiram à industrialização e ao uso dos métodos mecanizados de produção, o que lhes permitiu a venda dos produtos a preços mais competitivos.
A empresa de Thonet teve tanto sucesso, que ainda hoje está no activo, não só com os modelos clássicos criados por Thonet, como com modelos modernos e contemporâneos.

domingo, 7 de março de 2010

....E a origem do termo Design?

Retomando o que foi dito na sala,  design vem do inglês, tendo como base o latim designare, de e signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber. A expressão design surgiu no século XVIII, na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno, mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design, é que esta expressão passou a caracterizar uma atividade específica no processo de desenvolvimento de produtos. Assim, quando referenciado, o termo design possui dois conceitos conectados, um mais direto, do ato de desenhar, progressivamente substituído pela palavra inglesa draw, draft e um indireto, o designar, projetar, esboçar, em inglês, design, project.

Por enquanto é isso :P

Até a proxima =D


Antes de mais nada, o que se entende por Design?

É a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuário. O que é bastante válido, pois atualmente esse termo é usado de forma superficial pela maioria da população. No nosso cotidiano, a palavra Design é usado por muitos como somente um sinônimo de pura estética. "Nossa, esse carro tem design!", ou seja "Que carro bonitinho!". Mas e as suas funcionalidades visando o bem estar usuários? Bom...é algo que tem que também deve ser levado em consideração.

quinta-feira, 4 de março de 2010


Apenas testando as ferramentas do Blogger....Vamos ver como que eu me saio!!!