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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vorkurs!!!!!!!!!!

Prof. Salomão entra na sala e diz: Bom, dia....Façam design. Volto daqui uma hora e meia. Tchau.

E a turma pensa: Quê? Como assim???

Bom, o que nosso professor pretendia com esta atividade inesperada é que nós, a turma de animação, fossemos obrigados a fazer design por meio do Vorkurs.

Vorkurs nada mais é do que uma estrutura de aprendizado (curso preliminar) que enfativaza o aprendizado pela prática, cujo objectivo era de eliminar da mente do aluno todos os preconceitos que eles traziam, fazendo-os recomeçar a partir do zero .Esse sistema foi criado por Johannes Itten (1887 - 1967). Através de estudos fazia-se com que os alunos desenvolvessem na prática, a exploração e combinação de formas, cores e materiais.  Por este meio,  o enfoque recaía sobre a experimentação como meio de autodescoberta.

Um pouco sobre Johannes Itten.

Nasceu em 1888 em Suderen-Linden, na Suíça, foi professor de escola primária, e teve formação de pintor com Adolf Hoelzel, cujas didácticas de arte e teoria de composição influenciaram o seu trabalho. 

Leccionou arte perto de Berna, transferindo–se para Viena para dirigir uma escola de arte. Nesta época foi apresentado a Gropius que o convidou para dar uma palestra sobre os Ensinamentos dos Mestres Antigos na Sessão inaugural da Bauhaus em 21 de Março de 1919, no Teatro Nacional de Weimar.

Em Outubro do mesmo ano, teve cadeira como docente da Bauhaus até Março de 1923, quando pediu a sua demissão. 

Sofreu influência de Frans Cizek (influenciado por teorias de Froebel e Montessori e John Dewey), que desenvolvera um sistema de ensino baseado no estímulo da criatividade individual, através da produção de colagens de diferentes texturas e materiais.

E outro pouco sobre Bauhaus... :P

Fundada a partir de um manifesto de Walter Gropius, em 12 de abril de 1919, a Bauhaus tem suas origens na fusão entre a Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios da Alemanha. Impulsionados pelo novo quadro econômico enfrentado pelo país no pós-guerra, seus fundadores buscavam o fim da separação entre artistas e artesãos. 

Seu pioneirismo em estabelecer um novo conceito pedagógico - que defendia a modernização radical da vida em bases racionalistas - foi revolucionário na época.

Entre seus docentes, estavam os principais artistas do período, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Johannes Itten e László Moholy-Nagy, além de grandes nomes da arquitetura, como Walter Gropius (principal idealizador) e Ludwig Mies van der Rohe.

Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.

Encerrando suas atividades em 1933, em decorrência de mudanças sociopolíticas na Alemanha, a Bauhaus ainda segue orientando o pensamento das novas gerações de designers, em várias partes do mundo. Professores da Bauhaus foram acolhidos principalmente em instituições dos Estados Unidos, como Gropius e Breuer, que lecionam arquitetura em Harvard, e Mies van der Rohe, que dá aulas em Chicago. Em 1937, Lászlo Moholy-Nagy fundou a New Bauhaus, também em Chicago.

Sua influência funcionalista chegou ao Brasil principalmente através de seu ex-aluno Max Bill, primeiro diretor da Escola de Ulm, uma das principais referências dos pioneiros no design brasileiro.

Refenrencias:

http://www.designbrasil.org.br/portal/almanaque/enciclopedia_exibir.jhtml?idLayout=10&id=144

http://tipografos.net/bauhaus/missao-bauhaus.html


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