Latest Entries »

sábado, 24 de abril de 2010

O Bom Design!


Dieter Rams nasceu em 20 de Maio de 1932 em Wiesbaden. Rams é um designer industrial alemão intimamente ligado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX.

Rams estudou arquitetura na Escola de Wiesbaden e fez cursos de carpintaria. Após ter trabalhado para o arquiteto Otto Apel entre 1953 e 1955, ele passou a integrar o setor de eletrônicas da Braun, do qual ele se tornou diretor em 1961, posição que manteve até 1995. O design de Rams é associado à frase "Weniger, aber besser", que significa "menos, mas melhor", um de seus dez princípios do bom design.

Muitos de seus produtos, tornaram-se peça fixa de vários museus, incluindo o MoMA, em New York. Por aproximadamente trinta anos, Dieter Rams trabalhou como diretor de design da Braun, até sua aposentadoria, em 1998. Hoje é uma lenda nos círculos de design e mais recentemente trabalhou para a revista Wallpaper.

Ainda, diz-se que o design de Rams influenciou o de Jonathan Ive, da Apple, designer de produtos como o iMac, o iPod e o iPhone.

Os 10 princípios do bom design:

1- O BOM DESIGN É INOVADOR. Não se copia formas de produtos existentes.  A essência da inovação deve ser vista claramente em todas as funções de um produto.

2- O BOM DESIGN FAZ O PRODUTO ÚTIL. O produto é comprado para ser usado. Ele deve servir ao seu propósito, tanto nas funções primárias quanto nas secundárias. A tarefa mais importante do design é otimizar o uso do produto.

3- O BOM DESIGN É ESTÉTICO. A qualidade estética de um produto e a fascinação que ele inspira, é uma parte integral da utilidade do produto. É preciso ter um bom olho, treinado através de anos e anos de experiência para se desenhar a conclusão correta.

4-O BOM DESIGN AJUDA O PRODUTO A SER ENTENDIDO. Ele evidencia as estruturas do produto. Faz com que o produto fale. O produto é auto-explicativo e evita a árdua tarefa de ler um manual de instruções.

5- O BOM DESIGN NÃO ATRAPALHA. Produtos que possuem esta característica são ferramentas e não obras de arte ou de decoração. O seu design deve sempre ser neutro.

6- O BOM DESIGN É HONESTO. Um produto desenhado honestamente não diz que tem características que não existem. O design não influencia ou manipula os compradores e usuários.

7- O BOM DESIGN É DURÁVEL. Nada da moda que possa cair amanhã. Esta é uma das maiores diferenças entre produtos bem desenhados e objetos triviais. Desperdício não deve ser tolerado.

8- O BOM DESIGN É CONSISTENTE ATÉ O ÚLTIMO DETALHE.

9- O BOM DESIGN SE PREOCUPA COM O MEIO-AMBIENTE. O design deve contribuir para o meio-ambiente e usar os materiais de uma forma inteligente.

10- O BOM DESIGN É O MENOS DESIGN POSSÍVEL. De volta à pureza, à simplicidade.

0 comentários:

Postar um comentário